Cursos





VENHAM PARTICIPAR DOS
CURSOS DOUTRINÁRIOS
DA CASA !!!

 
Conheça o Espiritismo e saiba o que essa
 maravilhosa Doutrina tem a oferecer à sua vida !!!

Os cursos são gratuitos, apenas um dia por semana
sendo necessário para participar apenas sua
disponibilidade e boa vontade.

Inscrevam-se no próprio Centro,
na Livraria-Biblioteca.

As inscrições podem ser feitas a partir
do mês de janeiro, na Livraria-Biblioteca da Casa.

Aguardamos a presença de todos !!!










Área de Ensino Doutrinário


Regulamento Interno

Objetivo

A Área de Ensino do Departamento de Orientação Doutrinária do Centro Espírita Luíza de Abreu Andrade tem como objetivo principal:

O estudo sistemático da Doutrina Espírita e a Educação Mediúnica através de cursos sequenciais e que fazem parte do “Ciclo Básico do Ensino Doutrinário" a saber:

·         Curso “Introdução ao Espiritismo” em 6 meses.

·         Curso “Básico” I e II com duração de 12 meses.

·         Curso “Aprendizes do Evangelho” I e II com duração de 12 meses.

·         Curso de “Educação Mediúnica” I e II com duração de 12 meses.

·         Demais cursos específicos referentes a Doutrina Espírita.

METODOLOGIA

Os cursos ministrados são oferecidos gratuitamente e seu conteúdo obedece aos livros textos de estudos da Área de Ensino da Federação Espírita do Estado de São Paulo - FEESP, em conjunto com as obras básicas e livros complementares.

INSCRIÇÃO

É necessário preenchimento da FICHA DE CADASTRO fornecido pela secretaria em letra de forma e sem abreviação. Idade mínima de 16 anos para o curso preparatório, não sendo exigido nenhum grau de escolaridade.

REMATRÍCULA

Para seguir os cursos seguintes o aluno deverá comprovar obrigatoriamente a aprovação no curso imediatamente anterior. Caso não o faça sua situação só será regularizada após comprovação das informações.

CURSOS REALIZADOS EM OUTRAS INStiTUIÇÕES

Caso tenha realizado cursos em outras instituições com grade de estudos equivalentes ou ligadas a FEESP o aluno deverá apresentar histórico, declaração ou outra documentação comprobatória. Demais casos serão avaliados em conjunto pela direção de Ensino e da Área Doutrinária.

AFASTAMENTO

A data de conclusão do último curso realizado não poderá exceder a um período superior a 3 (três) anos, caso em que deverá refazê-lo se quiser dar prosseguimento nos estudos.

CRITÉRIO PARA APROVAÇÃO

Caso o aluno ultrapasse o limite de sete faltas, consecutivas ou alternadas será convidado a refazer o curso. No entanto poderá ser permitida a presença nas aulas teóricas até o final do curso desde que não atrapalhe seu andamento. Além de faltas serão avaliados também o seu desempenho e participação. Dependendo da análise do caso, feita pela direção do ensino e o responsável do curso, pode se solicitar trabalho escrito ou questionários como compensação das ausências desde que originadas por motivos justificados.

CERTIFICADO DE CONCLUSÃO

Será fornecido Certificado de realização do curso ao aluno aprovado e que esteja em situação regular dentro das normas regidas pela Área de Ensino.

AULAS

O planejamento de aulas são específicos a cada curso dentro do roteiro de estudos recomendados ou em uso pela FEESP. Os alunos são incentivados a fazer leitura prévia da aula e a responder o questionário correspondente, sem que isto se torne uma imposição.


Módulos e cursos

CURSO BÁSICO DE ENSINO DOUTRINÁRIO
1º. MÓDULO
2º. MÓDULO
3º. MÓDULO
4º. MÓDULO
CURSO INTRODUÇÃO
AO ESPIRITISMO
CURSO BÁSICO I e II
CURSO APRENDIZES DO EVANGELHO I e II
CURSO EDUCAÇÃO MEDIÚNICA I e II
CURSO INTRODUÇÃO AO ESPIRITISMO:
- OBJETIVO: Introduzir o aprendiz no estudo do Espiritismo, proporcionando-lhe uma visão panorâmica da Doutrina Espírita, no seu tríplice aspecto: Ciência, Filosofia e Religião.
- CONTEÚDO: Temas relativos à mediunidade, aos princípios básicos do Espiritismo e à moral cristã.
- DURAÇÃO: Um ano, uma aula por semana com 1:30 horas/aula.
- CONDIÇÕES para matrícula: Ficha de inscrição fornecida pela Secretaria de Ensino
CURSO BÁSICO I e II
- OBJETIVO: Levar o aprendiz a uma assimilação do conteúdo doutrinário fundamental, com fidelidade aos textos da Codificação, assim como induzi-lo a uma autorreflexão com a consequente modificação de sua conduta interior perante o mundo e a vida em sociedade.
- CONTEÚDO: Fundamentos filosóficos, religiosos e morais da Doutrina Espírita contidos em "O Livro dos Espíritos" e "O Evangelho Segundo o Espiritismo".
- DURAÇÃO: Dois anos, uma aula por semana, com a duração de 1:30 horas/aula.
- CONDIÇÕES para a matrícula: Ter concluído o Curso O Que é o Espiritismo ou Preparatório (1º. módulo).
CURSO APRENDIZES DO EVANGELHO I e II
-OBJETIVO: Levar o aprendiz a compreender o real significado das sublimadas revelações contidas no Evangelho de Jesus e, consequentemente, ter uma visão mais clara, racional e fiel de Deus, de Seu Amor, de Sua Justiça e de Sua Infinita Misericórdia. Trabalhar o aprimoramento interior através do processo de conscientização; buscar por si mesmo a eliminação de imperfeições e a aquisição de virtudes, num esforço íntimo de aproximação com o nosso modelo e guia Jesus.
-CONTEÚDO: A explicação das máximas morais do Cristo em concordância com o Espiritismo e suas aplicações às diversas circunstâncias da vida. Estuda-se a Gênese Mosaica e Espiritual, analisa o Antigo e o Novo Testamentos, os chamados "milagres", tendo como referência básica os livros da Codificação Espírita, principalmente "O Evangelho Segundo o Espiritismo" e "A Gênese".
-DURAÇÃO: Dois anos, uma aula por semana, com a duração de 1:30 horas/aula.                   
-CONDIÇÕES para matrícula: Ter concluído o Curso Básico de Espiritismo I e II (2º. Módulo)
CURSO EDUCAÇÃO MEDIÚNICA I E II
-OBJETIVO: Desenvolvimento ou aperfeiçoamento da faculdade mediúnica, cuja educação é fundamental para a prática. Estuda-se o que é mediunidade; a função do médium; a melhor maneira de agir como intérprete entre o mundo espiritual e o mundo material.
-CONTEÚDO: As aulas são compostas de duas partes: teórica e prática. Estuda-se as funções e propriedades dos fluidos; Espírito/perispírito/corpo físico; centros de força; plexos; epífise, entre outros e especificamente a mediunidade tendo como base principal o "O Livro dos Médiuns".
-DURAÇÃO: Dois anos, uma aula por semana, com a duração de 2 horas/aula, sendo a primeira parte teórica e a segunda de ordem prática, de modo que haja uma correlação entre o que foi ensinado na teoria com o que será exercitado na prática.
-CONDIÇÕES para matrícula: Ter concluído o Curso Aprendizes do Evangelho I e II (3º. módulo)










Nenhum comentário:

Postar um comentário